IV ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DAS MICRORREGIÕES DE PERNAMBUCO. Realizado pela “ALAG” Academia de Letras e Artes de Gravatá.

 

DIA 22/09/2017

 

Intercambio cultural em Gravatá


A AELE academia Escadense de Letras e a ALAG Academia de Letras e Artes de Gravatá realizaram um encontro cultural nesta sexta feira (22) no Hotel Porto da Serra em Gravatá. O intercâmbio da AELE faz parte do calendário de eventos da entidade e está em sua quinta edição. O Dr. José Luiz Minduca (in memória) fundador Da AELE recebeu homenagens pelos serviços prestados a cultura escadense e por ter sido mentor da entidade. Gravatá por sua vez fez homenagem a dois fundadores José Lamartine de Andrade Lima(in memória) e o Dr. Adeildo Nunes que se fez presente com sua família. Dr.Lamartine de Andrade Lima recebeu a placa de homenagem, em nome do seu pai e agradeceu em nome de sua família. Ele fez um breve histórico do professor José Lamartine, emocionado falou da grandeza desse reconhecimento e da abnegação que tinha seu pai pelas causas culturais. Dr. Adeildo teve seu currículo lido pela acadêmica Terezinha Carvalho que citou sua participação efetiva como fundador e presidente da época. Dr. Adeildo, disse está emocionado pela homenagem e enfatizou a importância de todos que compõem a ALAG que fazem dela uma instituição forte que completará 20 anos prestando um grande serviço as letras e as artes do município de Gravatá. A presidente da ALAG Maria Célia Soares de Carvalho afirmou que o encontro representa a união de duas academias e de duas cidades e que é importante para fortalecer cada vez mais os laços culturais. Ana Neto presidente da AELE enfatizou sobre a importância do intercâmbio para as duas academias. No final o Acadêmico escadense Valdeci Leocádio apresentou versos em cordel contando a história de fundação da Academia escadense. No final foi servido um jantar de confraternização das duas academias.

 

 

DIA 23/09/2017

 

IV Encontro das Academias de Letras e Artes de Pernambuco acontecendo no Hotel Porto da Serra em Gravatá. Primeira palestra proferida pelo professor Bosco Farias sobre o tema Criação da Primeira Academia de Letras do Brasil e Machado de Assis

 

 

Admaldo Matos no IV Encontro das Academias em Gravatá debatendo A Criação Literária.

 

 

Dr. João Sávio, presidente da Academia Cabense de Letras debatendo A Importância do Acadêmico para a Academia. IV Encontro das Academias de Letras as Microrregiões de Pernambuco.

 

 

Professor Waldir Siqueira - Psicanálise e Literatura: Identidade, Fantasias e Mitos. IV Encontro das Academias no Porto da Serra em Gravatá.

 

 

Edson Francisco – ALAG e Nerisvaldoda Acad. Caruaruense de Lit. de Cordel:
A FORÇA CRIADORA DO POETA MATUTO

 

Maria Alice, filha do professor Edson Francisco em uma participação especial;
recitando no IV Encontro das Academias.

 

 

O Acadêmico Tomaz de Aquino debatendo a origeml do repente no IV Encontro das
Academias de Letras em Gravatá.

 

 

A Acadêmica Dea Antunes Coirolo apresentando o tema: "O Cuidado com a Expressão estética na Criação poética" no IV Encontro das Academias de Letras em Gravatá.

 

 

Dançarinos do Grupo de Dança Wanderson José se apresentando, valorizando a cultura musical pernambucana no IV Encontro das Academias em Gravatá.

 

 

O Acadêmico Geraldo Ferraz apresentando um ensaio histórico literário "O Sucesso de Garanhuns e a Hecatombe anunciada. No IV Encontro das Academias em Gravatá.

 

 

AMOSTRA DE CINEMA NO IV ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DAS MICRORREGIÕES DE PERNAMBUCO. ACADÊMICO FLORIVALDO PEREIRA. ANÁLISE DO FILME ''O HOMEM DA CAPA PRETA''.

 

 

 

,

 

 

JANTAR DE GALA - 23/09/2017

 

 

 

DIA 24/09/2017

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS e DECLAMAÇÃO DE POESIAS - para crianças e pais de escolas gravataenses, sobre a responsabilidade do GRUPO DE LEITORES e coord. Edson Francisco - ALAG.